Síndromes geriátricas
Síndromes geriátricas é o nome que se dá a uma série de alterações que ocorrem no corpo do idoso decorrentes do impacto de doenças. Como conseqüência, há o comprometimento da capacidade funcional. São complexas porque são multifatoriais, uma podendo causar outra. Algumas síndromes que merecem destaque são:
-Insuficiência cognitiva: comprometimento das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção) prejudicando a realização das atividades de vida diárias. As demências, transtornos psiquiátricos e sequelas neurológicas são exemplos de causas.
-Incontinência urinária: caracterizada pela perda involuntária de urina devido a fatores diversos, como fraqueza muscular do assoalho pélvico, doenças neurológicas e cirurgia da próstata. Além do desconforto, é importante causa de isolamento social, institucionalização, hospitalização e quedas.
-Instabilidade postural: causada por doenças neurológicas, efeitos adversos de medicamentos, doenças osteomusculares e fragilidade do idoso. Importante causa de quedas, gerando fraturas e incapacidades, além de progressiva insegurança.
-Imobilidade: caracteriza-se pela restrição irreversível a leito ou cadeira, tornando o idoso dependente de cuidadores para cuidados básicos. Com o passar do tempo, é importante causa de dores, contraturas, úlceras por pressão, obstipação, infecções, incontinência urinária e cognitiva.
-Insuficiência familiar: a falta de apoio e acolhimento da família é uma das síndromes geriátricas mais complexas. É desencadeadora de todas as outras síndromes e importante causa de sofrimento em fim de vida, em seus aspectos físico, espiritual, psicológico e social.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961