A importância dos Cuidados Paliativos
A palavra paliar tem como significado atenuar, aliviar, suavizar, remediar provisoriamente.
Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) “Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.
O conceito de “doenças que ameaçam a continuidade da vida” engloba toda patologia grave, aguda ou crônica, cuja possibilidade de cura não existe ou não é possível naquele paciente específico pois o mesmo não tolera o tratamento. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o cuidado paliativo não é apenas realizado em casos de câncer mas também em muitas outras doenças que trazem sofrimento para pacientes e familiares (insuficiência cardíaca, enfisema pulmonar, cirrose, demências, doença renal crônica, SIDA, entre outras).
O objetivo desse cuidado não se baseia em curar a doença que causa o sofrimento, mas sim amenizar os sintomas físicos, trazer conforto espiritual e psicossocial não só para o paciente, mas também para a família que sofre junto.
O cuidado paliativo tem como pilares básicos a afirmação da vida e a consideração da morte como um processo natural da vida, não acelerando nem adiando o seu momento. Portanto, o paciente que está recebendo esse tipo de cuidado terá a sua disposição todo o aparato médico proporcional as suas necessidades, sem que sejam realizadas medidas extremas que possam causar sofrimento desnecessário. Ainda, não será adotada qualquer medida para acelerar o momento da morte. Ou seja, o processo de morrer ocorrerá da forma mais natural possível e a seu tempo.
Através dessa abordagem, resgatamos os valores de cada indivíduo e priorizamos o conforto como foco principal. O importante é que todos se sintam acolhidos e amparados nesse momento tão difícil.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961