A importância dos Cuidados Paliativos

A palavra paliar tem como significado atenuar, aliviar, suavizar, remediar provisoriamente.

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) “Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.

O conceito de “doenças que ameaçam a continuidade da vida” engloba toda patologia grave, aguda ou crônica, cuja possibilidade de cura não existe ou não é possível naquele paciente específico pois o mesmo não tolera o tratamento. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o cuidado paliativo não é apenas realizado em casos de câncer mas também em muitas outras doenças que trazem sofrimento para pacientes e familiares (insuficiência cardíaca, enfisema pulmonar, cirrose, demências, doença renal crônica, SIDA, entre outras).

O objetivo desse cuidado não se baseia em curar a doença que causa o sofrimento, mas sim amenizar os sintomas físicos, trazer conforto espiritual e psicossocial não só para o paciente, mas também para a família que sofre junto.

O cuidado paliativo tem como pilares básicos a afirmação da vida e a consideração da morte como um processo natural da vida, não acelerando nem adiando o seu momento. Portanto, o paciente que está recebendo esse tipo de cuidado terá a sua disposição todo o aparato médico proporcional as suas necessidades, sem que sejam realizadas medidas extremas que possam causar sofrimento desnecessário. Ainda, não será adotada qualquer medida para acelerar o momento da morte. Ou seja, o processo de morrer ocorrerá da forma mais natural possível e a seu tempo.

Através dessa abordagem, resgatamos os valores de cada indivíduo e priorizamos o conforto como foco principal. O importante é que todos se sintam acolhidos e amparados nesse momento tão difícil.

 

 

 

Projeto Cuidar

Contato para consultas e visitas domiciliares:

(62) 3218-5034

 

Geriatras

– Dra. Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

 

– Dra. Jacqueline Cássia de Castro

CRM-GO: 16783 RQE: 11979

 

– Dra. Jaqueline Souza Lacerda

CRM-GO: 18043 RQE: 12041

 

Endereço: 

Rua 132, nº 159, Setor Sul. Instituto Viva Bem – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Tumblr

Youtube

 

# Geriatria Goiânia # Geriatra Goiânia # Geriatria Goiás # Geriatra Goiás

5 (100%) 1 vote
Mostre mais

# Geriatria Goiânia

Redação do Geriatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Fechar