Como fazer a reposição de colágeno nos idosos

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo, correspondente a 30% das proteínas encontradas no organismo. Com o envelhecimento natural ,o organismo diminui a produção de colágeno a partir dos 25 anos, sendo necessária a reposição para manter uma vida saudável.

Quais os benefícios do colágeno?

O colágeno é uma proteína essencial para manter a pele firme, prevenir estrias e celulites, manter os cabelos saudáveis e renovar as células epiteliais.

Além disso, essa proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, o que auxilia para manter a integridade e elasticidade de outros tecidos, como os músculos, ligamentos, tendões e articulações.

Bons níveis de colágeno contribuem para:

-Evitar lesões em quedas na terceira idade;

-Prevenir doenças como a osteoartrite e a osteoporose;

-Garantir a força dos dentes e unhas;

-Fortalecer os músculos e facilitar a prática de exercícios físicos.

Alimentos ricos em colágeno

O colágeno pode ser muito encontrado em cremes e hidratantes para a pele e em suplementos alimentares em pó ou em cápsula. Se quiser adquirir o colágeno de forma natural, ele está presente em muitos alimentos.

  1. Gelatina

É a principal fonte de colágeno, que afinal, é sua matéria-prima principal. O colágeno da gelatina é geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos.

Além do colágeno, essa é uma sobremesa muito indicada pelos nutricionistas por ter baixo índice calórico.

  1. Carne vermelha

A carne vermelha é rica em proteínas que estimulam a produção de colágeno no corpo. O músculo bovino cozido é uma das melhores opções.

Carnes brancas como peixes também são alimentos ricos em colágeno, porém em menor quantidade que as vermelhas.

  1. Ovos

A clara do ovo é rica em aminoácidos, glicina e prolina, que são os principais componentes do colágeno.

  1. Repolho

O repolho é outro alimento rico em colágeno e  também contém antioxidantes que aumentam a hidratação e a elasticidade da pele.

  1. Caldo de mocotó

O caldo de mocotó é rico em colágeno por ser feito a partir do cozimento das patas bovinas sem casco.

Algumas vitaminas são importantes para aumentar a absorção do colágeno no organismo. São elas: vitamina A, C, E, enxofre, silício, cobre, selênio e zinco.

Por isso, além dos alimentos ricos em colágeno, faça consumo na alimentação de frutas cítricas, frutas vermelhas, aveia, vegetais de cor escura, alho, entre outros.

 

 

Projeto Cuidar

 

Geriatra

 

– Dra. Eliza de Oliveira Borges

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Dra. Eliza de Oliveira Borges

Dra. Eliza de Oliveira Borges é Médica Geriatra.

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