Fisioterapia geriátrica e suas funções

Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa se torna mais vulnerável em desenvolver alterações funcionais. A perda da força muscular e o equilíbrio são os principais fatores preocupantes, pois ocasionalmente estão relacionados a quedas. Segundo a revista Neurociência, idosos adeptos de atividades físicas tem menor propensão a quedas, comparado aos sedentários.

O comprometimento muscular é a causa primária das incapacidades funcionais, podendo gerar dependência funcional ao idoso. A fisioterapia geriátrica funciona muito bem nestes casos.

Na fisioterapia, os exercícios que promovam força e equilíbrio são indispensáveis, pois ajudam os idosos a retomar a coordenação motora e fortalecer os músculos que atuam com capacidade reduzida. Contribui também para melhorar a qualidade de vida do idoso ao diminuir as alterações biológicas do envelhecimento, vulnerabilidade e fragilidade.

Esses exercícios visam reinserir o idoso ao convívio social, o que é uma prática fundamental para uma boa qualidade de vida. Porém, a reabilitação deve ser programada para atender as necessidades individuais de cada usuário.

Fisioterapia para Idosos com Alzheimer

Práticas ligadas às funções motoras são de grande importância, principalmente na fase inicial da doença de Alzheimer.

Sem a estimulação através dos exercícios físicos, a perda do controle motor

pode evoluir de maneira severa e acelerada.

Fisioterapia para idosos com AVC

Fisioterapia para AVC – Respiratória

As técnicas de higiene brônquica tem por objetivo manter as funções  respiratórias e prevenir complicações, além de evitar a retenção e acúmulo de secreções.

Fisioterapia para AVC – Motora

A fisioterapia para idosos com AVC tem a função de manter os movimentos, prevenir contraturas e decúbitos. Alongamentos, mobilizações passivas dos membros para o ganho de força muscular e mudanças de posições a cada 2 horas, são técnicas usadas para evitar complicações que podem vir a surgir, no caso é claro, de um paciente que tenha mobilidade reduzida.

Fisioterapia para idosos acamados

Aqui o tratamento pode ser similar aos cuidados de um tratamento para idosos com AVC que se encontram desacordados. A principal função é prevenir deformidades articulares, evitando atrofias, melhorar a elasticidade dos músculos e facilitar o movimento das articulações.

 

 

Projeto Cuidar

 

Geriatra

 

– Dra. Jaqueline Souza Lacerda

CRM-GO: 18043 RQE: 12041

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3086-1517

Endereço: Clínica Supere – Rua 13, nº 19, Setor Oeste – Goiânia – Goiás.

CEP: 74120-060

 

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Tumblr

Youtube

 

# Geriatria Goiânia # Geriatra Goiânia # Geriatria Goiás # Geriatra Goiás

Avalie esta postagem
Mostre mais

Dra. Jaqueline Souza Lacerda

Dra. Jaqueline Souza Lacerda é Médica Geriatra.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *