Fisioterapia geriátrica e suas funções

Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa se torna mais vulnerável em desenvolver alterações funcionais. A perda da força muscular e o equilíbrio são os principais fatores preocupantes, pois ocasionalmente estão relacionados a quedas. Segundo a revista Neurociência, idosos adeptos de atividades físicas tem menor propensão a quedas, comparado aos sedentários.
O comprometimento muscular é a causa primária das incapacidades funcionais, podendo gerar dependência funcional ao idoso. A fisioterapia geriátrica funciona muito bem nestes casos.
Na fisioterapia, os exercícios que promovam força e equilíbrio são indispensáveis, pois ajudam os idosos a retomar a coordenação motora e fortalecer os músculos que atuam com capacidade reduzida. Contribui também para melhorar a qualidade de vida do idoso ao diminuir as alterações biológicas do envelhecimento, vulnerabilidade e fragilidade.
Esses exercícios visam reinserir o idoso ao convívio social, o que é uma prática fundamental para uma boa qualidade de vida. Porém, a reabilitação deve ser programada para atender as necessidades individuais de cada usuário.
Fisioterapia para Idosos com Alzheimer
Práticas ligadas às funções motoras são de grande importância, principalmente na fase inicial da doença de Alzheimer.
Sem a estimulação através dos exercícios físicos, a perda do controle motor
pode evoluir de maneira severa e acelerada.
Fisioterapia para idosos com AVC
Fisioterapia para AVC – Respiratória
As técnicas de higiene brônquica tem por objetivo manter as funções respiratórias e prevenir complicações, além de evitar a retenção e acúmulo de secreções.
Fisioterapia para AVC – Motora
A fisioterapia para idosos com AVC tem a função de manter os movimentos, prevenir contraturas e decúbitos. Alongamentos, mobilizações passivas dos membros para o ganho de força muscular e mudanças de posições a cada 2 horas, são técnicas usadas para evitar complicações que podem vir a surgir, no caso é claro, de um paciente que tenha mobilidade reduzida.
Fisioterapia para idosos acamados
Aqui o tratamento pode ser similar aos cuidados de um tratamento para idosos com AVC que se encontram desacordados. A principal função é prevenir deformidades articulares, evitando atrofias, melhorar a elasticidade dos músculos e facilitar o movimento das articulações.
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
- Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
- Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
- Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
- Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961