O que é Noctúria?

As causas da noctúria são múltiplas e envolvem diversos sistemas. E consequentemente, os tratamentos também precisam de uma abordagem abrangente. Abaixo algumas causas:

Noctúria é o termo usado para se referir à necessidade de se levantar para esvaziar a bexiga durante a noite, prejudicando o sono.. Algo que pode parecer simples, mas que é causa  de enorme impacto na qualidade de vida de idosos.

As causas da noctúria são múltiplas e envolvem diversos sistemas. E consequentemente, os tratamentos também precisam de uma abordagem abrangente. Abaixo algumas causas:

  • Diabetes

O indivíduo com diabetes urina várias vezes ao dia e à noite. Isso geralmente ocorre porque as elevadas taxas de glicose no sangue levam ao consumo maior de água. Além disso, há um tipo de diabetes, chamado diabetes insipidus, em que há um distúrbio na concentração da urina, fazendo com que o indivíduo urine grande quantidade de urina.

  • Insuficiência cardíaca, cirrose, desnutrição grave, insuficiência venosa

São condições que levam à  retenção de líquido e consequentemente  aumento da diurese. Além disso, durante o repouso noturno, há maior mobilização de líquidos para a circulação sanguínea e para os rins, aumentando a produção de urina.

  • Bexiga hiperativa

Muito comum na população idosa, principalmente nas mulheres. Implica em diurese freqüente e em pequena quantidade, obrigando a pessoa a se levantar várias vezes.

  • Problemas prostáticos

Em homens idosos, a próstata aumentada pode causar sintomas obstrutivos, como  dificuldade de manter o jato urinário, com interrupções seguidas e  dificuldade de esvaziar completamente a bexiga; e sintomas irritativos, com urgência para urinar e noctúria.

Além dessas causas, o uso de diuréticos, obesidade e infecção urinária são outras causas de noctúria. O

A noctúria em idosos pode ter mais de uma causa, já que as doenças que apresentam este sintoma são muito comuns nesta faixa etária. Por isso é necessário uma abordagem ampla com o geriatra, muitas vezes em associação com outros especialistas,  para diagnosticar e tratar corretamente as causas da diurese noturna.

 

 

Projeto Cuidar

 

Geriatra

 

– Dra. Eliza de Oliveira Borges

CRM-GO 14388 RQE: 9751

Consultas e visitas domiciliares: (62) 3218-5034

Endereço: Viva Bem – Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74935-210

 

 

 

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

G+

Twitter

Tumblr

Youtube

 

# Geriatria Goiânia # Geriatra Goiânia # Geriatria Goiás # Geriatra Goiás

Avalie esta postagem
Mostre mais

Dra. Eliza de Oliveira Borges

Dra. Eliza de Oliveira Borges é Médica Geriatra.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *